Buscar

Cachorro latindo. O que fazer?

5 passos para um pet calmo.


Cachorro correndo

Um cachorro latindo pode significar muitas coisas: chamar a sua atenção, alerta de invasão ao território (os cães são territorialistas e cuidam do seu ambiente), expressar uma vontade, ou até mesmo indicar algo diferente. O latido é a maneira que o seu amicão tem para se comunicar e se fazer ouvido. Nem sempre é fácil identificar o motivo de um cachorro latindo mas ficar atento aos sinais, vai te ajudar muito.


Porque os cachorros latem:?

Instinto protetor: os cachorros são territorialistas e ao identificar um indivíduo estranho no seu ambiente, latir á a sua principal manifestação para afastar o estranho do seu "território".


Medo ou receio: qualquer ameaça ao seu estado normal, pode acarretar a latidos para chamar a atenção dos seus amigos em busca de ajuda.


Alerta ou alarme: os cachorros são grandes amigos e protetores, e percebem muito rápido qualquer alteração no ambiente e isso também pode levar a latidos, para lhe avisar sobre algo errado ou algum perigo eminente.


Solidão ou necessidades: como seres extremamente sociáveis, os cachorros gostam de viver em "matilha/família" e ficar sozinho por muito tempo, em locais fechados, sem atenção ou carinho, acarretará em latidos. Fique atento também aos sinais de necessidades, quando estiver com o cão em um ambiente fechado, e ele manifestar sinais diferentes, euforia, latidos, procure soltá-lo um pouco, para que ele possa se exercitar e fazer suas necessidades fisiológicas.


Tédio ou tristeza: atividades, brincadeiras e exercícios, são fundamentais para o bom convívio com o seu cãozinho. Manter o cachorro por muito tempo isolado, fechado, sem acesso a ambiente externo, pessoas e movimento, pode levar a tédio e stress, motivo pelo qual o cachorro pode estar latindo corriqueiramente.


Cachorro latindo! 5 passos para acalmar o seu pet:


1 - Identifique os principais motivos: o latido muitas vezes significa fome, medo, sentindo-se sozinho, entediado ou com dor.


2 - Não grite: ele não entende o que você está falando. Ele tem em você um amigo, um tutor, um porto seguro, acalme-se e tente acalmá-lo.


3 - Recompense: cães que latem com frequência repetidamente, podem ser ensinados com petiscos (verifique em pet shops petiscos para animais). Sempre que ele estiver latindo, acalme-o e espere ele parar de latir, depois premie-o com um petisco. Aos poucos ele entenderá que não é latindo que conseguirá algo.


4 - Coloque limite: cães latem e latirão sempre, mas é importante impor um limite. Não o repreenda, os cães podem estar lhe dando sinais importantes, mas haja naturalmente, espere 5 latidos, e após esse tempo, acalme-o, mostre que você está ali e está tudo bem. Acalmando-se, premie com um carinho e veja se os sinais de alerta e atenção não estão evidente, caso contra ele pode estar sinalizando algo.


5 - Ambiente tranquilo: cães gostam de amor e atenção, e um ambiente tranquilo, com sombra, espaço arejado, água e alimentação, onde ele se sinta seguro e protegido proporcionará a ele um convívio social sem stress.


Não se esqueça, cachorro latindo será sempre um sinal. Identifique-os e conviva em harmonia com o seu amicão.


Espero que o nosso post tenha te ajudado. O que você achou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário 🙂


Se quiser saber como registrar o seu cão no 1º Cartório Canino do Brasil, dá uma conferida em nosso site.


#cartoriocanino

Desenvolvido com ♥ em São Paulo @ 2019